Aqui trava-se a batalha do cinema. Neste glorioso blog, duas aguçadas mentes debruçam-se sobre os vários acontecimentos cinéfilos (entre outros assuntos do showbiz) e registam os seus sublimes comentários. Aqui o cinema interessa quer as personagens gritem a pulmões cheios "que a força esteja contigo" ou "pátria ou morte"!

sábado, 20 de novembro de 2010

Sugestão da semana - Desconfia dos teus vizinhos (The Crazies, 2010)


Ultimamente o género Zombie tem surgido com força. Mas este remake do filme homonimo de George Romero, aposta num elenco competente encabeçado por Timothy Olyphant (Die Hard 4.0, a série Justified), Radha Mitchell (Banquete do Amor, Os Substitutos) e Joe Anderson (Control). Breck Eisner (Sahara) realiza, com competência máxima, recordando a arte clássica do susto fácil com música a acompanhar. Um dos melhores do terror dos últimos tempos, que escapa ao fenómeno terror adolescente que tem infectado o cinema há algum tempo. Para alugar e ver em casa de luz apagada.



Um Western à la Europeu!


George Clooney está de volta, num projecto diferente. O actor costuma estar envolvido em filmes grandes, que vivem do marketing do actor como estrela de cinema e não apenas do bom actor que é... Este é um filme pequeno, dirigido pelo realizador holandês Anton Corbijn. Vive dos elementos do Western (o pistoleiro solitário que se apaixona pela prostituta, e vê a sua moral reflectida no padre da aldeia) e só falta mesmo o saloon e o jogo de poker. No entanto, o filme vive da cara de poker do Clooney, que com pouca vontade de fazer amigos tenta completar a sua última missão de assassino/fabricante de armas para se reformar com a miúda engraçada. Já vimos isto 500 vezes, e apesar do filme ter um ritmo um bocado lento (sim é mesmo um bocado chato às vezes) é um objecto competente como se vêem poucos hoje em dia. Só é pena que o trailer nos levce a crer que é um filme de acção, quando de facto é mais um drama. O final digam o que disserem para mim é em aberto. Cada um pensa o que quer que se passa a seguir. Mesmo como eu gosto. Pena é que o Clooney era para ter vindo a Portugal com o realizador para promover o filme e só veio o cineasta. Fica "pa" próxima.




Cowboys & Aliens


Jon Favreau (mais conhecido por realizar o Iron Man - 2008 - e a sua sequela de 2010) está de volta com um novo projecto, Cowboys and Aliens também baseado numa banda desenhada. Os durões são o Daniel Craig (o último Bond, James Bond) e o Harrison Ford (com uma cara sarcástica como de costume na herança do bom velho Indiana Jones), nos papéis de um fora da lei e um sheriff do velho oeste que dão de caras com um ataque de extraterrestres. O trailer está repleto de explosões e abre o apetite. Especialmente porque dos aliens nada... Esperemos não os ver muito antes do filme. Porque o bom cinema é feito de surpresas. Talvez este seja mais fiel ao espírito dos Men In Black do que a sua segunda sequela que aí vem. Mas isso é outra conversa.



sábado, 2 de outubro de 2010

Machete

Os fãs de Robert Rodriguez já se podem rejubilar, que chegou Machete! Originalmente um trailer fictício mostrado em Grindhouse que conquistou fãs e que o realizador de Sin City, Desperado e Planet Terror, como numa combinação destes 3 filmes, deu-lhe vida, fazendo este filme bem ao seu estilo alternativo. Neste filme encontramos Machete (Danny Trejo), um "ex-federale" traído pela policia e que viu a sua família ser morta por o senhor da droga Rogelio Torrez (Steven Seagal). É-lhe oferecido dinheiro para assassinar o senador John McLaughlin (Robert de Niro) mas é traído pelo homem que o contratou e torna-se o bode-expiatório de uma conspiração politica. Para limpar o seu nome só pode fazer uma coisa: matar todos os que tentaram matar! Pelo caminho, Machete é ajudado pela agente da Imigração dos EUA Sartana Riviera (Jessica Alba) e pela She (Michelle Rodriguez), a cabecilha de uma organização que ajuda mexicanos ilegais a chegarem aos EUA.
Este filme além de juntar várias estrelas velha e nova geração de Hollywood, quase que é um prémio ou homenagem a Danny Trejo, que sempre foi actor secundário ou figurante em muitos filmes, mas neste filme é a personagem principal.
Um bom filme, que não deve ser perdido por todos os amantes deste estilo!






Nota: das cenas mais hilariantes é ver Steven Seagal a chamar de "punheta" a todos quando fala com eles! É estas coisas que tornam estes filme inesquecíveis!

Get him to the Greek

Para quem já sentia falta de uma daquelas comédias ao estilo de Forgetting Sarah Marshal, Nicholas Stoller fez-lhes a vontade e realizou Get him to the Greek. Bem, realizou mas devia ter ficado quieto! Graças a ele já não posso andar por ai a dizer "já não vejo um filme que não valha nada há muito tempo!", porque depois de ver este fiquei quase pior do que ver um filme de terror em que realmente deixa uma pessoa assustada e com medo de apagar a luz. Apesar de com este não ter medo que me apareça um monstro antes de acender a luz, tenho medo de me vir a cabeça imagens sobre o filme! Pareço exagerado mas é pura verdade. O filme tem 99,9% de tudo mal o que pode ter num filme: a realização, o argumento, os actores..., TUDO!!! Ah, ok, eu disse 99,9%. Os tais 00,1% que não prestam no filme é que, não sei como, conseguiram juntar neste filme músicos conhecidos como Pink, Christina Aguilera e Lars Ulrich. No fim do filme devem se ter sentido como eu quando o acabei de o ver: burlado!O filme conta a história de Aroon Green (Jonah Hill), um assistente numa editora de música que para satisfazer o seu patrão tem a ideia de trazer o seu ídolo Aldous Snow (Russel Brand), considerado uma das últimas verdadeiras estrelas de Rock que depois de um projecto falhado e de muita droga e bebida entrou em decadência , para um concerto no L.A. Greek Theatre. Mas para o trazer tem de enfrentar quilos de droga, litros de álcool, gajas boas e a excentricidade de uma estrela de Rock.
Não recomendo mesmo este filme a quem o queira ver com crianças porque apesar de saber que há sempre alhos e bugalhos nos filmes, nesta comédia também exageram nessa parte...
A minha classificação devia ser zero pipocas, mas como tem de haver pipocas leva:





segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Pra baixo é o caminho!


Sam Raimi, o realizador de Homem-Aranha 1, 2 e 3, parece querer voltar as suas origens quando começou por realizar filmes de terror. Mas parece que agora conseguiu inventar um género novo de filmes. Apesar de não existir esse tipo, Raimi mostra em "Drag me to Hell" não um filme de terror mas mais um filme grotesco. Não pensem que estou a dizer que o filme não vale nada, pelo contrário, até é bom. Apenas mostra uma faceta digamos nojenta, apelando mais ao nosso estômago e menos ao nosso medo. Neste filme em vez de pensarmos em ver o filme com as luzes acesas ou com companhia, vale mais pensarmos em vê-lo de barriga vazia, tal e qual como fossemos andar numa montanha russa.

"Drag me to Hell" conta a história de uma assistente bancária, Christine, que vê a sua vida normal interrompida quando uma velha cigana romena lhe lança uma maldição por esta não lhe ajudar a não ser despejada pelo banco. Durante os 3 dias seguintes, Christine vai passar por vários tipos de atormentos até ao final do 3º dia o demónio Laimi vir buscar a sua alma para arder eternamente no inferno.


Não percam este filme mas não o recomendo a quem é daqueles que vomita por tudo e por nada...

domingo, 5 de setembro de 2010

Filmes a não perder em Setembro/Outubro

Ora, se não sabem o que esperar das nossas salas de cinema nos próximos meses depois da avalanche dos "blockbusters" de verão tenho uma coisa para vos dizer. A verdade é que ninguém sabe... Porque as nossas distribuidoras tendem a mudar as datas de estreia e a estrear filmes com meses de exibição em outros países... Mas aqui fica uma previsão, por ordem cronológica (para ver os trailers cliquem nos títulos):


O realizador Paul W. S. Anderson está de volta à cadeira do realizador (lugar que ocupou apenas na primeira senda da saga, passando depois a produzir a e a conceber o argumento) para voltar a dar à Alice da sua esposa Milla Jovovich a glória de antigamente na luta contra o vírus da Umbrella Corp. que torna até o humano mais inteligente num zombie desmiolado. Pode ser um filme popularucho, mas talvez pela horas que passei na playstation agarrado ao jogo não consigo de deixar recomendar este. As imagens prometem.







Pois é, até o Oliver Stone precisa de fazer dinheiro para sustentar as suas teorias de conspiração contra o governo americano. E já agora o Michael Douglas aproveita para engordar a sua conta bancária. Actores e realizador têm os créditos dados e visto que o Wall Street (1987) foi um "filmorro" torna-se quase obrigatório ver o que a idade fez ao ganancioso Gordon Gecko.









Há algum tempo que não vejo a Julia Roberts fazer alguma coisa memorável. Pode ser que a mais recente realização de Ryan Murphy (criador da série Nip/Tuck) lhe consiga restaurar alguma da antiga glória. A história centra-se em acontecimentos verídicos de uma mulher à procura do sentido da vida. Muito menopausa. Javier Bardem ajuda.








O cinema português também produz promessas. Esta é a história de um "Portuga"que trabalha numa roulotte a vender bifanas, e que depois de inventar um digitalizador de pés, máquina que irá revolucionar a industria do calçado vai atrás do seu sonho. Os planos nem sempre correm conforme queremos... Sem nomes sonantes, este filme poderá vir a merecer bem o valor do bilhete,apesar de baseado numa obra de Saramago.








Zack Snyder (300, Watchmen), nome que começa a ser sonante em Hollywood, está de volta com um filme de animação, que promete muita aventura e um visual dislumbrante.










Não, não é o novo Big Brother, é muito melhor. O primeiro REC era um filme de terror simplesmente horripilante (o que é um elogio para o género...). O filme tinha o seu pilar na aura de suspense e desorientação que criava no espectador, em vez dos banais momentos gore (que também estavam presentes no momento certo). Os espanhóis Jaume Balagueró e Paco Plaza estão de volta para assegurar que o filme mantém a qualidade do primeiro. Se
calhar esta sequela foi produzida com o dinheiro dos direitos de autor do remake péssimo (Quarantine, 2008) que Hollywood produziu do primeiro filme. Haaa, a ironia da coisa. Isso é que era.






Nunca achei que Ben Afleck fosse um actor tão mau como apregoavam. Mas as críticas levaram a que se virasse para a realização, e em boa hora. O que nes levou a descobrir que o melhor do Afleck, para além da sua esposa Jennifer Garner, é o seu dom para estar atrás da câmara. O seu excelente primeiro filme Vista pela Última Vez... (2007), apesar das semelhanças com o Caso Maddie, não obteve o sucesso merecido por terras lusas. Esperemos que esta segunda incursão contrarie a tendência. A presença de Blake Lively, a miúda fútil de Gossip Girl, pode ser que ajude.




Agora escolham bem os vossos bilhetes.
-

Tudo tem um começo!


Apesar de não ter falado quando estreou em cinema, Robin Hood é um excelente filme que nos chega agora em formato DVD, realizado por Ridley Scott e que nos traz como actores principais o seu actor "fetiche" em filmes épicos Russell Crowe e a presença obrigatória em filmes sobre a Inglaterra medieval Cate Blanchett. Neste novo Robin Hood é explorado o inicio de como começou nasceu a lenda do ladrão que roubava aos ricos para dar aos pobres e Ridley Scott fá-lo bastante bem. Consegue tornar um tema já usado e conhecido de todos em algo apetecível de ver e fazendo-o um épico com um toque de humor que os predecessores já nos habituaram. Não percam!

Tipo: Aventura, Drama

Sinopse:
Nascimento de uma lenda. Após a morte de King Richard na França, o arqueiro Robin Longstride, juntamente com Will Scarlett, Alan-a-Dale e John Little, retorna para a Inglaterra. Eles encontram o moribundo Robert de Locksley, cujo grupo foi emboscado por o traidor Godfrey, que pretende facilitar a invasão francesa da Inglaterra. Robin promete o cavaleiro moribundo que ele vai devolver a sua espada a seu pai Walter em Nottingham. Aqui Walter incentiva-o a fazer-se passar pelo seu filho falecido para evitar que suas terras sejam confiscadas pela coroa e aqui, ele conhece Marian, uma mulher ready-made. Esperando para agitar a fraca oposição baronial John King e permitir uma fácil conquista francesa, Godfrey manipula o seu caminho em serviço do rei, como Earl Marshal da Inglaterra e invade brutalmente as cidades sob o pretexto de cobrança de impostos reais. Poderá Robin ultrapassar a política dos barões, realeza, traidores, e os franceses?

sábado, 21 de agosto de 2010

Salt

Após umas belas férias vamos lá então recomeçar com os post aqui no blog. Recebemos inúmeros mensagens a perguntar quando é que voltávamos (prai umas 2) e aqui estamos nós.
Estreou esta semana "Salt", um grande filme de acção com a sempre surpreendente Angelina Jolie. Surpreendente porque além de ser uma mulher a protagonista em filmes de acção ainda arranja tempo para tomar conta dos seus 100 e tal filhos das mais variadas nacionalidades. Será que ela já tem um português? Se não tiveres, adopta-me!!!
Fora de brincadeiras e voltando ao assunto, o filme retrata Salt, uma agente do CIA que quando a sua lealdade é posta em causa, Salt foge e utiliza as suas aptidões e anos de experiência como agente secreta, de modo a não ser capturada. À medida que Salt faz de tudo para provar a sua inocência, mais dúvidas se levantam, continuando assim a busca pela sua verdadeira identidade. Só há uma pergunta a fazer: "Quem é Salt?".
Todos este são os ingredientes certos para uma boa sessão de cinema. Não percam.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Filme recomendado da semana


Peço desculpa por o blog tar 1 semana sem actividade mas agora com o verão apetece mais tar na praia a dar uns mergulhos do que fechado em casa a fazer posts :).
Ora então o filme recomendado desta semana veio-me à ideia pela boa festarola que o meu companheiro e amigo crítico deu este fim-de-semana. Foi muito bom e parece um bom presságio da festa ainda maior que tá pra acontecer em breve.

Filme desta semana: A Ressaca
Tipo: Comédia

Sinopse
Apenas dois dias antes do seu casamento com Tracy Garner, Doug Billings, na companhia de dois amigos: Wenneck Phil e Stu Price e o excêntrico irmão de Tracy, Alan, decidem fazer uma despedida de solteiro em Las Vegas. Conduzindo o Mercedes do seu pai, alugam a casa mais cara no Caesar's e fazem então a festa no terraço a noite toda. Três deles acordam de manhã com uma ressaca, incapazes de lembrarem-se o que aconteceu exactamente. Com a "villa" em um caos, virada de cabeça para baixo, eles acham um bebé no armário, um tigre na casa de banho, Stu descobre que perdeu um dente e tem uma prostituta como noiva, e principalmente, Doug o noivo desapareceu! Afinal o que se passou naquela noite? Para saberem têm que seguir os seus passos da noite anterior para descobrir como aquilo tudo se passou para acharem Doug e trazê-lo para casa antes do casamento.



terça-feira, 27 de julho de 2010

Inception


ESPECTACULAR!!!
É como eu defino o filme acabadinho de ver. E o mais fascinante foi depois de meses a fio a ler diferentes sinopses e ver trailers que mostravam partes da história, sai surpreendido porque aquilo que esses trailers e sinopses contam é quase como um engodo para desviar a nossa atenção da história principal do filme. Por mim contava aqui a história toda mas como ainda há malta que quer ver o filme (vejam mesmo o filme porque é dos melhores de sempre de Hollywood) não vou contar nada do argumento.
Vou antes falar de outras coisas. Começando pela banda sonora: apesar do meu camarada crítico dizer e bem que não é bem o Hans Zimmer que cria as músicas, apenas dá o nome como compositor, tem mérito naqueles que escolheu para fazerem esta banda sonora. Dão uma intensidade tal que até o nosso amigo Russo numa das partes do filme suspirou e pôs a mão no coração. Não digo que foi só da banda sonora, mas foi de um todo feito pela acção e pela música que levou-nos ao êxtase. Muito bom também foi os cenários que, como na triologia do Matrix, dão nos a entender que nos sonhos esses cenários são diferentes da realidade pela falta de qualquer coisa inexplicável mas que conseguimos perceber que é algo imaginado. O Chris também conseguiu fazer uma pequena mistura entre o filme dele Memento e o Matrix criando algo superior e único que, para quem já estava farto de ver esses filmes que já sabemos o que vai acontecer nos primeiros 10m (apenas não sabemos como), faz-nos pensar que ainda não está tudo inventado na arte do cinema. Os actores estiveram todos muito bem mas tenho que apontar o dedo ao Ken Watanabe que em algumas partes parece um actor principiante. Já o Leonardo di Caprio faz para mim a sua melhor performance em filmes que vi dele até agora.

Resumindo é mesmo como disse ao início ESPECTACULAR, pela maneira, a inovação e singularidade que este filme nos mostra. Com isto tudo tenho de dar a classificação máxima:







Ps: só não dou mais pipocas porque não há!!!

segunda-feira, 26 de julho de 2010

É HOJE!!!


Finalmente já não vou contar mais dias para ver o filme que mais esperei desde The Matrix. Já nem dormia descansado a pensar no Inception e parece que há muitos mais que passaram o mesmo que eu. Vejam o exemplo do Nuno Markl: não faz mais nada no facebook que falar no Inception (e fazer os seus desenhos :D) e até da própria banda sonora que já a ouvi e é do melhor! Só falta mesmo acentar as imagens sobre as músicas que me pairam na cabeça com o modo repetição ligado. Chris Nolan, por favor supera todas as expectativas!!!

domingo, 25 de julho de 2010

RED - Retired and Extremely Dangerous

Depois dos blockbusters de verão, lá para Outubro, vamos poder ver o Bruce Willis, Morgan Freeman e John Malkovich neste filme de comédia e acção. É baseado na banda sonora homónima da DC.

Parece-me diversão de qualidade!!!! Especialmente porque a realização ficou a cabo de Robert Schwentke responsável, recentemente , pelo excelente "A Mulher do Viajante do Tempo".

Hilariante este trailer. I'm Back...

Príncipe da Pérsia - As Areias do Tempo

Quem teve uma consola Nintendo nos anos 80/90 de certeza que sabe quem era o Príncipe da Pérsia. Não é o meu caso que nunca o joguei, pois como não havia dinheiro suficiente tinha uma "9999 games in 1". Como tal, não sei dizer se o filme é fiel ao jogo. O que sei dizer é que o filme é 100% diversão pura. Jake Gyllenhaal e Gemma Arterton têm uma química irrepreensível, são o par perfeito. Os efeitos especiais e o elenco estão perfeitamente ao serviço da história. Mas é essa história que é o ponto mais fraco do filme, como não há muito para dissecar, o realizador

Mike Newell (Quatro Casamentos e um Funeral (1994) e Harry Potter e o Cálice de Fogo (2005)) recorre às cenas de acção, ao espectáculo visual e a um horrível slow motion para atrasar um pouco a trama.

Nada de muito mau, porque a comédia e a sólida caracterização dos personagens principais dão consistência ao filme. Nenhum herói pode ser muito bom sem um mauzão à medida e cabe ao veterano Sir Ben Kingsley

ser o excelente vilão tenebroso desta fita. Um grande actor vê-se

nestas coisas, na generosidade com que gere o seu papel sem eclipsar os outros. Para quem se quiser entreter não sairá decepcionado. Resta-me dizer uma coisa. Sou eu ou a Gemma Arterton é mesmo linda?! Corre o risco de ser uma das actrizes mais interessantes e competentes da nova geração.



Let´s look at the trailer:


quinta-feira, 22 de julho de 2010

Finalmente um bom filme de Vampiros

ALELUIA!!! É mesmo com entusiasmo que vejo que finalmente parece que vão aproveitar essas rabulas todas sobre vampiros, principalmente o Twilight, e fazer um filme que se aproveite. Estou a falar Vampires Suck, uma comédia baseada em filmes de vampiros que conta a história de Becca que é uma não-vampira adolescente dividida entre dois rapazes. Antes de fazer a sua escolha deve lidar com o seu pai controlador e os dilemas românticos dos seus amigos. Todos esses problemas colidem no dia da sua formatura. Talvez seja com esta sátira comece a gostar dessa onda fanática do chupa-pescoços, nem que seja só para gozar o pagode...

domingo, 18 de julho de 2010

The Internet Movie Database (IMDB) em português!


O IMDB passou a ter texto em português, se puserem o ".pt", temos acesso a informações específicas do mercado do cinema e da Bilheteira em Portugal... tudo na nossa língua, apesar de aparecer com brasileirismos. Realizador é director, argumento é roteiro... Mas tá no bom caminho...

A versão .com é um pouco mais completa.

Já sabem www.imdb.pt

sábado, 17 de julho de 2010

Hulk não esmaga!

Os rumores já eram bem conhecidos, mas agora foram mesmo confirmados. Edward Norton não vai fazer o papel de Hulk no filme "The Avengers". As discórdias entre a produção do filme e o actor já tinham sido notados no filme "The Incredible Hulk" mas agora causaram ruptura definitiva. Enquanto a produção diz que é por questões de guito e má camaradagem, Ed diz que havia vontade dele mas a produção não o quis respeitar. Uma cambada de tretas que para mim apontam mais para uma arrogância do Ed porque, apesar de ser um excelente actor, é estranho haver problemas com ele e não ter havido problemas com Robert Downey Jr (IronMan) ou Samuel L. Jackson (Nick Fury) que neste momento estão muito mais na berra e são mais conceituados que Ed. É pena porque tinha gostado de ver o Ed no último filme de Hulk e ao mesmo tempo fica a manchar a imagem dele. Vamos ver quem vai fazer o papel de Hulk em "The Avenger" que já promete muito, nem que seja polémicas. Talvez fosse melhor apostar no Hulk do FCP se o Pinto da Costa o ceder!

quarta-feira, 14 de julho de 2010

O TOP

Há sempre cenas emblemáticas nos filmes que nos marcam e fazem um filme inesquecivel! Os heróis, os vilões, as lutas, as quecas, as fugas... Ora bem, para saber qual vocês mais gostam vamos começar a fazer aqui um TOP. Nestes TOP vocês é que vão decidir qual é o melhor.

Começamos por cenas de perseguição de carros! Eu sempre gosto de uma boa perseguição recheada de acidente e manobras impossíveis. Existem carradas de filmes de acção com cenas de perseguição mas nem todos são espectaculares e algumas até são uma grande bodega. Por isso escolhi aquelas que acho mais espectaculares para ver qual delas vocês mais gostam!

Aqui fica o TOP de perseguições de carros:


The Bourne Supremacy
Matt Damon no seu melhor! Além de baleado foge num táxi rasco a tudo e todos causando o pânico em Moscovo.

Gone In 60 Seconds
O carro mais espectacular em filmes: Shelby GT500 aka Eleanor! Nicolas Cage conduz um dos carros que mais nos fez sonhar!

Ronin
Uma das mais reais perseguições de sempre! E ainda podemos ver Robert de Niro com cara de quem tá todo borrado a conduzir. Eheheheheheh

Bullit
Bem este filme só o vi umas 2 vezes na RTP quando era puto mas ficou-me marcado. Um filme de 1968 umas das maiores estrelas de Hollywood: Steve McQueen. Ah e claro, novamente com o Shelby GT500.

Death Proof
Quentin Tarantino meteu Kurt Russel a fazer de duplo psicopata ao volante e aqui tá o resultado! Isto até devia ser chamado de batalha e não perseguição.



Qual o filme com a melhor perseguição?


segunda-feira, 12 de julho de 2010

Anjos Impossíveis!!!

Isto de haver actores mais novos que começam a ter fama e fazer esquecer os outros conceituados mais antigos pode ser mau para estes últimos. Para resolver isso nada melhor que juntar duas das maiores estrelas de outros tempos recente e fazer um filmezito de acção e comédia quanto baste. Knight and Day junta novamente Tom Cruise e Cameron Diaz para voltar a aproveitar a usar as suas aptidões aquiridas em filmes de acção filmes. Tudo bem que o Tonho das Cruzes faz um saga com muita acção e seriedade em Missão Impossível enquanto que a gaja que todos se lembram de ter um pouco de... creme branco pendurado na orelha, faz nos Anjos de Charlie uma figura um pouco triste de uma tentativa falhada de transpor a série para filme. Bem vamos ver o que sai e se pelo menos vale o dinheiro do bilhete porque o das pipocas vale sempre!!!

Ps: Já me esquecia de dizer que novamente os tradutores portugueses dão-me razão quando digo que se não querem traduzir à letra o titulo do filme vale mais estarem quietos com o rabo. Neste caso Knight and Day (Cavaleiro e Dia) soa mal como tudo em português mas traduzir para Noite e Dia parece que a tradução foi feita por alunos com licenciatura tiradas ao domingo, como um certo animal que está no governo...

domingo, 11 de julho de 2010

O Aprendiz de Feiticeiro

É difícil destronar A Origem como filme mais interessante do Verão, mas deixem-me dizer que eu gosto de ir ao cinema e divertir-me a ver "coisinhas bem feitas". E não estou a falar das actrizes. Mmmm... Não estou a falar apenas das actrizes. Bem... perdi a minha linha de raciocínio... Seja de que maneira for, Nicolas Cage é um dos actores mais carismáticos no activo, e ainda que ultimamente tenha feito algumas coisas que são intragáveis, parece-me que a sua reunião com o Jon Turteltaub (realizador do Tesouro(2004) e a sua sequela(2007)) nos vai dar o divertimento deste Verão. Comédia, acrobacias à antiga, efeitos especiais e um universo mágico são um cocktail para mais uma "máquina de vender pipocas" do Jerry Bruckheimer, desta feita com algum interesse.

Se quiserem cliquem aqui e vejam os trailers e documentários de bastidores para nos adoçar a língua.







Filme recomendado para esta semana: Invictus


Se juntarmos os nomes Clint Eastwood, Matt Damon e Morgan Freeman num mesmo filme, mesmo sem saber qual a história, seria impossível não ficar minimamente curioso.

Quis o destino que estes três nomes se juntassem para contar ao mundo a relação entre Nelson Mandela (Freeman) e François Pienaar (Damon) , capitão da Equipa Nacional de Râguebi aquando do campeonato mundial de 1995.

De que o filme seria muito bom, haveriam poucas dúvidas. Apesar do panorama "Hollywoodesco" que teima em criar franchises e brindar o público com sequelas infindáveis (é certo que algumas com qualidade...) das mesmas personagens, Eastwood continua a inventar/contar histórias singulares filme a filme. A um ritmo alucinante pata quem tem 80 anos. Dizem que filma rápido e com poucos takes. É realizador, compositor, argumentista e actor. Quando a maioria dos filmes são invadidos por efeitos especiais, Eastwood dedica-se cada vez mais às personagens, às suas relações e tiques. Coisas que nem todos os" Crepúsculos" de efeitos especiais consegue recriar.

Quanto a este Invictus, esta história lembra-nos que basta a força de um ser humano para mudar uma nação e o mundo. O "Factor Humano" era como estava para se chamar este filme. E ele está bem presente nas poderosas interpretações dos actores deste filme, dos mais aos menos conhecidos. Sem truques de câmara, com uma realização e montagem simples este filme relembra-nos, através da vontade de viver e sabedoria de Nelson Mandela, que não nos devemos esquecer que somos os "Captain of our soul":

Este filme tem no entanto um aspecto negativo marcante, fazer-nos lembrar que a maioria daquilo que vemos como filmes são realmente muito fraquinhos.


quinta-feira, 8 de julho de 2010

Que Ogre mais persistente!


Pois é, andamos nós preocupados com as férias e eis que surge mais um novo capitulo da saga Shreck. Já tinha ouvido falar que estavam a preparar mais um mas depois de uma noticia que tinha tido problemas com o novo argumento pensei que este novo filme nunca mais ia ver o nascer do sol mas enganei-me. Dizem que é o capitulo final mas também os outros assim pareciam. Vamos ver se este filme rende umas risadas (e dinheiro também) junto da malta mas desconfio que isto vai ser daqueles que quando rendem, os gajos de Hollywood gostam de esticar o máximo até um nome de um bom filme cair na estupidez. A ver vamos...

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Filme recomendado para esta semana


Ora como este calor não deixa um gajo quase pensar fica aqui uma sugestão para por esses cérebros a trabalhar! Nada melhor que 2 dos filmes mais controversos de sempre por tocar num assunto sensível: a Igreja Católica. Em o Código da Vinci e Anjos e Demónios, filmes adaptados de 2 livros de grande sucesso de Dan Brown, a Igreja é questionada na veracidade de factos que contrariam aquilo que eles sempre pregaram ao povo. Aproveitem!

Tipo: Mistério, Thriller

Sinopse de O Código da Vinci:
Um assassinato no Louvre leva a Surete a procurar a ajuda do simbologista e professor Robert Langdon. O capitão Fache já decidiu que Langdon é culpado, mas questiona-lo de qualquer maneira. Nisto a Agente Sophie Neveu resgata Langdon de suas garras, e seguem uma trilha de pistas em toda a Europa, perseguidos pela Interpol, porque eles são suspeitos de assassinatos cometidos de facto por um assassino da seita Opus Dei. Os indícios mostram que o Priorado de Sião guardaram um segredo durante séculos, que se revelado ao mundo afectaria a autoridade da Igreja Católica, e os agentes misterioso da Igreja são rápidos para evitar essa revelação, assassinando os únicos sobreviventes que têm esse conhecimento. Sophie é finalmente revelada por ser a última sobrevivente que têm o conhecimento, e é de facto a herdeira da linhagem de Jesus Cristo. A localização do corpo de Maria Madalena será um segredo até a última cena, onde Langdon descobre que ela está enterrada sob as mais recentes adições ao Louvre.

Sinopse de Anjos e Demónios:
A Igreja Católica Romana lamenta a morte do Papa Pio XVI, em Roma. A Cidade do Vaticano prepara-se para o Colégio dos Cardeais (conclave papal), que irá selecionar o próximo Papa. Até essa altura, Camerlengo Patrick McKenna, um funcionário do tribunal papal e ex-piloto de helicóptero, assume o controle temporário do Vaticano. Repórteres, freiras, padres e outros membros fiéis da Igreja multidão na Praça de São Pedro, aguardando a fumaça branca do conclave, sinalizando uma votação bem-sucedida. Mas os Illuminati, uma antiga sociedade secreta de 400 anos sequestra os quatro candidatos mais prováveis antes do conclave entra reclusão. Os Illuminati ameaçam matar um a cada hora, começando às 20:00, e depois destruir o Vaticano em uma explosão de luz à meia-noite usando o frasco antimatéria roubado, que se explodir terá efeitos catastróficos.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Eclipse descodificado! Mais ou menos...


Ontem andava a navegar aqui na web e numa das minhas intensas pesquisas sobre filmes, dei de caras com um blog (achei-o quando estava a procurar as últimas contratações do glorioso) um pouco com um nome deveras parvo para não dizer estúpido: A Banha da Cobra. O que me chamou a atenção foi que o blogger escrevia sobre o novo filme da saga Twilight e quando comecei a ler percebi logo o porquê daquele nome! Nunca vi melhor descrição sobre aquela saga. Fica aqui um pequeno excerto.

"...Eclipse surpreende pela negativa ao retratar a disputa por Bella como se esta fosse um objecto, como se Jacob e Edward estivessem numa competição para aferir quem tem o maior pénis ou consegue sacar mais raparigas na mesma noite..."

Aproveitem e visitem o blog para ler o post inteiro. Só sei que finalmente achei alguém que vê esta saga como eu!!! :P

quinta-feira, 1 de julho de 2010

O apetite aumenta!!!

Foi divulgado mais um trailer sobre o filme Inception. Neste trailer já se consegue perceber que na equipa liderada por Leonardo di Caprio cada um assume a uma função especifica no roubo de ideias da mente. Fiquem com este trailer daquele que já é considerado por muitos o filme do ano antes mesmo da sua estreia. Esperemos que ele seja mesmo bombástico!

terça-feira, 29 de junho de 2010

Vampiros voltam ao grande ecrã

É já amanhã dia 30 de Junho que estreia mais um episódio da saga Twilight: Eclipse. Para milhares dos seus fãs vai ser um momento para ver como foi transposto Eclipse do livro para as telas do cinema. Alguns pormenores considerados importantes para os leitores são normalmente deixados de fora nos filmes mas ver o que lêem tomar forma, ser representado por actores e acontecer perante os nossos olhos sem precisarmos de imaginar é sempre bom. Esperemos que este episódio seja ainda melhor que os seus predecessores de maneira a que se faça uma crítica positiva.

Sinopse:

Bella Swan está reunida com o amor de sua vida Edward Cullen. A sua vida está de volta ao que era antes de os Cullens terem deixado a cidade, excepto uma coisa. Antes de Edward sair, Bella não tinha considerado Jacob Black como melhor amigo, e ela tenta em vão fazer com que Edward e Jacob façam as pazes e sejam amigos. Ela está dividida entre o amor que ela sente por Edward e a amizade forte entre ela e Jacob. Ela pode chamá-los à razão, e que eles podem acabar com as suas diferenças antes de magoar Bella? Além disso há novos perigos que espreitam de todos os lados; Seattle é assombrado por assassínios em massa inumanos. Quem está por trás disso, e qual a ligação com Bella?

domingo, 27 de junho de 2010

Filme recomendado para esta semana

Filme desta semana: Ronin
Tipo: Acção, Thriller

Ronin é a palavra japonesa usada para um samurai sem mestre. Neste caso, Ronin são especialistas proscrito de todo tipo, cujos serviços estão disponíveis para todos - por dinheiro. Dierdre contrata diversos Ronin para formar uma equipa para recuperar uma mala importante de um homem que está prestes a vendê-lo para os russos. Após a missão ter sido concluída com êxito, a mala fica imediatamente ligado por um membro da equipa que
parece estar a funcionar por conta própria. A rede complexa de enganar todos começa a surgir lentamente e mortalmente...

Um dos melhores filmes de sempre em termos de acção e argumento. Dá gosto ver cada minuto para perceber que Robert de Niro é um granda actor. Tem também para mim a melhor e mais realista cena de perseguição de automóveis. A não perder para ver ou rever.

Classificação:

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Colapso

Não é normal num blog que faz críticas falar-se de um documentário sobre uma entrevista a uma pessoa. Não é normal nem faz grande sentido porque não há maneira de avaliar aquilo. Não há actores, não há uma argumento escrito, não há caracterização e o realizador apenas faz com que se edite a entrevista com imagens ou vídeos para ser mais fácil a percepção do que se está a falar. Porque raio vou eu então falar sobre um documentário? Imaginem que a resposta para a crise que está a acontecer nos nossos dia-a-dia fosse uma única palavra, uma simples resposta que imediatamente ao termos essa resposta diríamos:"Impossível! Não pode ser só isso!".

Petróleo!
Essa é a resposta e é assustadoramente simples. Em Colapso, Michael Ruppert é o homem que nos dá essa resposta e que nos explica que falar em petróleo e pensar apenas nos combustíveis é um pensamento arcaico e de falta de visão sobre o que se passa a nossa volta. Com o seu vasto conhecimento e factos que ele foi adquirindo ao longo de mais de 30 anos, mostra-nos uma visão apocalíptica sobre o nosso futuro e ajuda-nos a perceber como a economia, as guerras, os alimentos, etc., estão todos interligados e dá-nos exemplos disso.
Ruppert também nos elucida sobre outros assuntos que nos dizem respeito e mostra a maneira de como sobrevivermos futuramente.
Não vou classificar este documentário porque acho que isto deve ser avaliado por aqueles que o querem ver. Garanto-vos que após o verem, mesmo que não acreditem, vão começar a pensar de maneira diferente e não vão esquecer Michael Ruppert facilmente.
Recomendo vivamente a todos que o vejam!

terça-feira, 22 de junho de 2010

Filme recomendado para esta semana

Vamos introduzir uma nova vertente aqui no blog: os filmes recomendados para quem não sabe o que escolher para se entreter esta semana. Apenas pomos filmes aqui que sejam bons e que já tenham passado no nosso cinema mas que valem a pena serem vistos ou revistos.

O filme desta semana: Rec 2.
Tipo: Terror

Sinopse:
A sequela altamente antecipada de um dos filmes mais assustadores de todos os tempos, [REC] 2 pega 15 minutos de onde paramos, levando-noa de volta para o prédio em quarentena em um vírus terrível tem desenfreadamente, transformando os moradores em seres violentos e bestas ferozes. Uma equipe da SWAT fortemente armada e um misterioso funcionário do governo são enviados para
avaliar e tentar neutralizar a situação. O que eles encontram no interior encontra-se fora do âmbito médico-científico, um verdadeiro pesadelo de proporções bíblico-demoníaco mais aterrorizante do que poderiam ter imaginado. Acima de tudo, deve ser contido, antes que ele escapa a causar estragos no mundo desprevenido fora.

Não recomendo este filme a pessoas mariquinhas e facilmente impressionáveis porque garanto-vos que, apesar de ser um filme espanhol e de baixo orçamento (comparativamente aos balúrdios que Hollywood gasta em filmes que são uma grande merda ao
pé deste), vai fazer com o mais corajoso fique em apneia em algumas partes do filme. Mesmo assim é espectacular e que vale a pena ver!

Classificação:

domingo, 20 de junho de 2010

Este filme é mau...

Como não tenho tido tempo para fazer críticas, aqui fica uma sugestão para fazerem no cinema quando não gostarem do filme.

Grande Nilton!!!

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Luta e Honra em Ip Man e Ip Man 2


Apesar de já ter os visto a algum tempo, não posso deixar de fazer uma crítica a estes grandiosos filmes. São dois filmes considerados distintos mas eu vejo-os como um só e vou falar deles como tal. Ip Man e Ip Man 2 é uma semi-biografia de um dos maiores mestres da arte marcial Wing Chun que está divida em três partes principais:
1ª- A sua vida na cidade Foshan; (Ip Man)
2ª- A invasão japonesa na China; (Ip Man)
3ª- A sua vida em Hong Kong. (Ip Man 2)

Ip Man é um mestre ou "sifu" de Wing Chun calmo e com guito, que leva a sua vida a treinar e a desfrutar vitórias daqueles que o desafiam em vão. Quando um desconhecido mestre aparece na cidade desafiando todos os outros mestres locais, enxertando-os de porrada, Ip Man é aquele que o mete na linha! Perante aquela vitória, muitos tentam ser seus alunos mas ele não está prai virado. Nessa altura, os japoneses invadem a China, tirando a posse a todos, Ip vê-se obrigado a trabalhar no duro para sustentar a família e a entrar em lutas organizadas pelo apreciador e praticante de artes marciais, Coronel Miura. Miura fica parvinho de todo a ver Ip acabar com 10 praticantes de Karaté de uma enfiada, e decide organizar um combate público entre ele e Ip para ver quem é o melhor. Mas Ip agora só se preocupa em sobreviver e recusa combater. A pedido de um amigo de Ip, este começa a ensinar Wing Chun aos trabalhadores da fábrica de algodão dele para ganhar a vida, de maneira que este se consigam defender de arruaceiros que aparecem na fábrica. Depois, os militares japoneses o procurarem com fartura, acham-no na fábrica e levam-no para ele combater Miura. Claro que Miura apesar de ser bom e bem tentar, acaba por perder mais parecendo o saco de boxe de Ip. Um militar japónio frustado com a derrota, dá-lhe um tiro causando a revolta de todos os chinocas que ali estavam e a família de Ip aproveita e foge com ele para Hong Kong.
Em Hong Kong, Ip decide abrir uma escola de Wing Chun para ganhar uns trocos. Apesar de tardar, os primeiros alunos aparecem mas as outras escolas que já ali ensinavam não gostam de "estrangeirada" ali e decidem pôr Ip à prova contra eles. Ip ganha a dois e empata com Hung, o maior mestre dali, e consegue a aprovação para continuar a ensinar mediante pagamento mensal, de maneira a sustentar os polícias britânicos corruptos que governam a zona. Ip faz-lhes um maguito e recusa pagar, sendo assim obrigado a continuar a ensinar em casa dele. Após várias quezílias com os alunos de outros mestres e com Hung, Ip é convidado por este para assistir uma luta de boxe. Antes do combate, há uma demonstração de artes marciais em que a estrela do boxe britânico "Twister" insulta os chineses ali presentes, acabando por fazer com Hung lute contra ele para recuperar a honra chinesa. Hung acaba por ser morto no ringue causando a revolta. De modo a acalmar as coisas, Twister decide lançar o desafio em que aceita lutar contra qualquer chinês e provar que ele é o maior da rua dele! Ip aceita o desafio e começa a treinar, enquanto a mulher dele já grávida tem mais um Ipzinho. O dia do combate chega e Ip vê o seu maior oponente mostrar uma resistência e força desmedidas levando-o várias vezes a comer o pó do ringue. Mas como num bom filme, o herói arranja forças sabe-se lá de onde e acaba por ganhar ao "bife".

O realizador Wilson Yip, apesar de relativamente novo na realização de filmes, mostra qualidades e o porquê de se dedicar a filmes de artes marciais, conseguindo nos filmes mostrar pormenores dos golpes que normalmente são descurados tanto em grande plano como em "close-up".
O compositor Kenji Kawai, desconhecido para mim, é fenomenal. Consegue que a banda sonora se destaque de uma maneira soberba e até mesmo nas cenas de luta, em que normalmente ninguém liga à música, consegue dar uma intensidade tal, que as lutas ainda parecem mais espectaculares! (Eu que o diga que ultimamente ouço várias vezes as bandas sonoras destes filmes).
Donnie Yen (Ip Man), aparece finalmente como grande actor de filmes de artes marciais. Apesar de já ter um extensa lista de filmes, era sempre ofuscado por outros actores de renome, por papeis de pouca relevância ou por filmes que não chegavam ao nosso mercado. Daquilo que ele mostrou neste dois filmes, acho que vamos começar a vê-lo em outras grandes produções.

Apesar de Ip Man 2 ser um pouco mais fraquinho que o primeiro filme, não posso deixar de dar a estes filmes a classificação:







Curiosidades do filme:

- Wing Chun quer dizer "mãos pegajosas" e é a única arte marcial inventada por uma mulher.
- Os golpes muitas vezes aplicados são chapadas, não fosse isto inventado por uma mulher!
- É um espectáculo ver que enquanto os outros lutadores saltam, pulam e rebolam para bater em Ip, este mal se mexe porque Wing Chun é muito simples e consiste no defender e atacar em cada movimento. Dá mesmo a sensação que qualquer um pode fazer aquilo.
- Antes de cada combate, os chineses dizem sempre por favor (chin) o que é estranho visto que vão andar ali a porrada. Mais parece que é para o oponente não o arrear muito!!!
- No final do 2º filme aparece o Bruce Lee ainda puto mas já com o seu estilo inconfundível.