Ora que melhor maneira de começar as minhas críticas com um filme que reaviva em nós a teoria da conspiração americana. O filme conta a história de Roy Miller, um militar encarregue de encontrar os locais da armas de destruição massiva, que foram o pretexto dos EUA para invadir o Iraque. Ao dar de caras com Marty, um agente do CIA, que acredita que o Iraque apenas foi invadido para o governo americano conseguir controlar o petróleo desse país, Miller embarca numa missão, bem ao estilo lobo solitário, para saber que raio se passa. Enquanto isso, Poundsgate que é o conspirador de serviço, tenta levar a sua avante usando informações falsas sobre as armas de destruição massiva fornecidas pelo antigo general iraquiano Al Rawi, nome de código "Magalhães", para atirar areia prós olhos de todos. Nesta difícil tarefa patriótica, Miller conta com a ajuda um iraquiano perneta honesto que apenas quer o seu país livre. Claro que até chegar ao fim da coisa, Miller tem de sobreviver naquele país em guerra, lutar contra forças especiais americanas, militares iraquianos, e aturar o chato do perneta, tudo para encontrar o "Magalhães" que é a peça chave para provar que as armas são uma treta.
O realizador Paul Greengrass, realizador de Bourne Supremacy e Bourne Ultimatum, faz uma boa realização, mostrando em alguns momentos do filme cenas fossem filmadas por um repórter em plena guerra, tornando o filme um pouco mais real.
Já o compositor John Powell não mostrou muito neste filme, em que a banda sonora se calava em algumas cenas para mostrar a realidade da guerra.
Matt Damon (Roy Miller) faz um papel mesmo ao seu estilo, mostrando que em filmes de acção é garantido uma boa actuação da sua parte.
Em suma, um bom filme para desfrutar mas faltou um bocadinho assim para ser um grandioso filme.
A minha classificação:
Curiosidades do filme:
- O iraquiano perneta que usa uma prótese quase consegue fugir a correr dos americanos!
- Com tantos militares americanos e forças especiais atrás de Al Rawi, este vai morrer chumbado pelo iraquiano perneta!!
- Das poucas vezes que aparece alguma coisa portuguesa num filme americano tem se ser sempre para uma porcaria! Dar o nome de código Magalhães a um antigo general de Saddam só visto!!
Estou curioso com este...
ResponderEliminarSe tem pernetas vou ver...
Bom começo aqui do nosso blog, Falifa.