Aqui trava-se a batalha do cinema. Neste glorioso blog, duas aguçadas mentes debruçam-se sobre os vários acontecimentos cinéfilos (entre outros assuntos do showbiz) e registam os seus sublimes comentários. Aqui o cinema interessa quer as personagens gritem a pulmões cheios "que a força esteja contigo" ou "pátria ou morte"!

terça-feira, 29 de junho de 2010

Vampiros voltam ao grande ecrã

É já amanhã dia 30 de Junho que estreia mais um episódio da saga Twilight: Eclipse. Para milhares dos seus fãs vai ser um momento para ver como foi transposto Eclipse do livro para as telas do cinema. Alguns pormenores considerados importantes para os leitores são normalmente deixados de fora nos filmes mas ver o que lêem tomar forma, ser representado por actores e acontecer perante os nossos olhos sem precisarmos de imaginar é sempre bom. Esperemos que este episódio seja ainda melhor que os seus predecessores de maneira a que se faça uma crítica positiva.

Sinopse:

Bella Swan está reunida com o amor de sua vida Edward Cullen. A sua vida está de volta ao que era antes de os Cullens terem deixado a cidade, excepto uma coisa. Antes de Edward sair, Bella não tinha considerado Jacob Black como melhor amigo, e ela tenta em vão fazer com que Edward e Jacob façam as pazes e sejam amigos. Ela está dividida entre o amor que ela sente por Edward e a amizade forte entre ela e Jacob. Ela pode chamá-los à razão, e que eles podem acabar com as suas diferenças antes de magoar Bella? Além disso há novos perigos que espreitam de todos os lados; Seattle é assombrado por assassínios em massa inumanos. Quem está por trás disso, e qual a ligação com Bella?

domingo, 27 de junho de 2010

Filme recomendado para esta semana

Filme desta semana: Ronin
Tipo: Acção, Thriller

Ronin é a palavra japonesa usada para um samurai sem mestre. Neste caso, Ronin são especialistas proscrito de todo tipo, cujos serviços estão disponíveis para todos - por dinheiro. Dierdre contrata diversos Ronin para formar uma equipa para recuperar uma mala importante de um homem que está prestes a vendê-lo para os russos. Após a missão ter sido concluída com êxito, a mala fica imediatamente ligado por um membro da equipa que
parece estar a funcionar por conta própria. A rede complexa de enganar todos começa a surgir lentamente e mortalmente...

Um dos melhores filmes de sempre em termos de acção e argumento. Dá gosto ver cada minuto para perceber que Robert de Niro é um granda actor. Tem também para mim a melhor e mais realista cena de perseguição de automóveis. A não perder para ver ou rever.

Classificação:

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Colapso

Não é normal num blog que faz críticas falar-se de um documentário sobre uma entrevista a uma pessoa. Não é normal nem faz grande sentido porque não há maneira de avaliar aquilo. Não há actores, não há uma argumento escrito, não há caracterização e o realizador apenas faz com que se edite a entrevista com imagens ou vídeos para ser mais fácil a percepção do que se está a falar. Porque raio vou eu então falar sobre um documentário? Imaginem que a resposta para a crise que está a acontecer nos nossos dia-a-dia fosse uma única palavra, uma simples resposta que imediatamente ao termos essa resposta diríamos:"Impossível! Não pode ser só isso!".

Petróleo!
Essa é a resposta e é assustadoramente simples. Em Colapso, Michael Ruppert é o homem que nos dá essa resposta e que nos explica que falar em petróleo e pensar apenas nos combustíveis é um pensamento arcaico e de falta de visão sobre o que se passa a nossa volta. Com o seu vasto conhecimento e factos que ele foi adquirindo ao longo de mais de 30 anos, mostra-nos uma visão apocalíptica sobre o nosso futuro e ajuda-nos a perceber como a economia, as guerras, os alimentos, etc., estão todos interligados e dá-nos exemplos disso.
Ruppert também nos elucida sobre outros assuntos que nos dizem respeito e mostra a maneira de como sobrevivermos futuramente.
Não vou classificar este documentário porque acho que isto deve ser avaliado por aqueles que o querem ver. Garanto-vos que após o verem, mesmo que não acreditem, vão começar a pensar de maneira diferente e não vão esquecer Michael Ruppert facilmente.
Recomendo vivamente a todos que o vejam!

terça-feira, 22 de junho de 2010

Filme recomendado para esta semana

Vamos introduzir uma nova vertente aqui no blog: os filmes recomendados para quem não sabe o que escolher para se entreter esta semana. Apenas pomos filmes aqui que sejam bons e que já tenham passado no nosso cinema mas que valem a pena serem vistos ou revistos.

O filme desta semana: Rec 2.
Tipo: Terror

Sinopse:
A sequela altamente antecipada de um dos filmes mais assustadores de todos os tempos, [REC] 2 pega 15 minutos de onde paramos, levando-noa de volta para o prédio em quarentena em um vírus terrível tem desenfreadamente, transformando os moradores em seres violentos e bestas ferozes. Uma equipe da SWAT fortemente armada e um misterioso funcionário do governo são enviados para
avaliar e tentar neutralizar a situação. O que eles encontram no interior encontra-se fora do âmbito médico-científico, um verdadeiro pesadelo de proporções bíblico-demoníaco mais aterrorizante do que poderiam ter imaginado. Acima de tudo, deve ser contido, antes que ele escapa a causar estragos no mundo desprevenido fora.

Não recomendo este filme a pessoas mariquinhas e facilmente impressionáveis porque garanto-vos que, apesar de ser um filme espanhol e de baixo orçamento (comparativamente aos balúrdios que Hollywood gasta em filmes que são uma grande merda ao
pé deste), vai fazer com o mais corajoso fique em apneia em algumas partes do filme. Mesmo assim é espectacular e que vale a pena ver!

Classificação:

domingo, 20 de junho de 2010

Este filme é mau...

Como não tenho tido tempo para fazer críticas, aqui fica uma sugestão para fazerem no cinema quando não gostarem do filme.

Grande Nilton!!!

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Luta e Honra em Ip Man e Ip Man 2


Apesar de já ter os visto a algum tempo, não posso deixar de fazer uma crítica a estes grandiosos filmes. São dois filmes considerados distintos mas eu vejo-os como um só e vou falar deles como tal. Ip Man e Ip Man 2 é uma semi-biografia de um dos maiores mestres da arte marcial Wing Chun que está divida em três partes principais:
1ª- A sua vida na cidade Foshan; (Ip Man)
2ª- A invasão japonesa na China; (Ip Man)
3ª- A sua vida em Hong Kong. (Ip Man 2)

Ip Man é um mestre ou "sifu" de Wing Chun calmo e com guito, que leva a sua vida a treinar e a desfrutar vitórias daqueles que o desafiam em vão. Quando um desconhecido mestre aparece na cidade desafiando todos os outros mestres locais, enxertando-os de porrada, Ip Man é aquele que o mete na linha! Perante aquela vitória, muitos tentam ser seus alunos mas ele não está prai virado. Nessa altura, os japoneses invadem a China, tirando a posse a todos, Ip vê-se obrigado a trabalhar no duro para sustentar a família e a entrar em lutas organizadas pelo apreciador e praticante de artes marciais, Coronel Miura. Miura fica parvinho de todo a ver Ip acabar com 10 praticantes de Karaté de uma enfiada, e decide organizar um combate público entre ele e Ip para ver quem é o melhor. Mas Ip agora só se preocupa em sobreviver e recusa combater. A pedido de um amigo de Ip, este começa a ensinar Wing Chun aos trabalhadores da fábrica de algodão dele para ganhar a vida, de maneira que este se consigam defender de arruaceiros que aparecem na fábrica. Depois, os militares japoneses o procurarem com fartura, acham-no na fábrica e levam-no para ele combater Miura. Claro que Miura apesar de ser bom e bem tentar, acaba por perder mais parecendo o saco de boxe de Ip. Um militar japónio frustado com a derrota, dá-lhe um tiro causando a revolta de todos os chinocas que ali estavam e a família de Ip aproveita e foge com ele para Hong Kong.
Em Hong Kong, Ip decide abrir uma escola de Wing Chun para ganhar uns trocos. Apesar de tardar, os primeiros alunos aparecem mas as outras escolas que já ali ensinavam não gostam de "estrangeirada" ali e decidem pôr Ip à prova contra eles. Ip ganha a dois e empata com Hung, o maior mestre dali, e consegue a aprovação para continuar a ensinar mediante pagamento mensal, de maneira a sustentar os polícias britânicos corruptos que governam a zona. Ip faz-lhes um maguito e recusa pagar, sendo assim obrigado a continuar a ensinar em casa dele. Após várias quezílias com os alunos de outros mestres e com Hung, Ip é convidado por este para assistir uma luta de boxe. Antes do combate, há uma demonstração de artes marciais em que a estrela do boxe britânico "Twister" insulta os chineses ali presentes, acabando por fazer com Hung lute contra ele para recuperar a honra chinesa. Hung acaba por ser morto no ringue causando a revolta. De modo a acalmar as coisas, Twister decide lançar o desafio em que aceita lutar contra qualquer chinês e provar que ele é o maior da rua dele! Ip aceita o desafio e começa a treinar, enquanto a mulher dele já grávida tem mais um Ipzinho. O dia do combate chega e Ip vê o seu maior oponente mostrar uma resistência e força desmedidas levando-o várias vezes a comer o pó do ringue. Mas como num bom filme, o herói arranja forças sabe-se lá de onde e acaba por ganhar ao "bife".

O realizador Wilson Yip, apesar de relativamente novo na realização de filmes, mostra qualidades e o porquê de se dedicar a filmes de artes marciais, conseguindo nos filmes mostrar pormenores dos golpes que normalmente são descurados tanto em grande plano como em "close-up".
O compositor Kenji Kawai, desconhecido para mim, é fenomenal. Consegue que a banda sonora se destaque de uma maneira soberba e até mesmo nas cenas de luta, em que normalmente ninguém liga à música, consegue dar uma intensidade tal, que as lutas ainda parecem mais espectaculares! (Eu que o diga que ultimamente ouço várias vezes as bandas sonoras destes filmes).
Donnie Yen (Ip Man), aparece finalmente como grande actor de filmes de artes marciais. Apesar de já ter um extensa lista de filmes, era sempre ofuscado por outros actores de renome, por papeis de pouca relevância ou por filmes que não chegavam ao nosso mercado. Daquilo que ele mostrou neste dois filmes, acho que vamos começar a vê-lo em outras grandes produções.

Apesar de Ip Man 2 ser um pouco mais fraquinho que o primeiro filme, não posso deixar de dar a estes filmes a classificação:







Curiosidades do filme:

- Wing Chun quer dizer "mãos pegajosas" e é a única arte marcial inventada por uma mulher.
- Os golpes muitas vezes aplicados são chapadas, não fosse isto inventado por uma mulher!
- É um espectáculo ver que enquanto os outros lutadores saltam, pulam e rebolam para bater em Ip, este mal se mexe porque Wing Chun é muito simples e consiste no defender e atacar em cada movimento. Dá mesmo a sensação que qualquer um pode fazer aquilo.
- Antes de cada combate, os chineses dizem sempre por favor (chin) o que é estranho visto que vão andar ali a porrada. Mais parece que é para o oponente não o arrear muito!!!
- No final do 2º filme aparece o Bruce Lee ainda puto mas já com o seu estilo inconfundível.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Conspiração em Green Zone


Ora que melhor maneira de começar as minhas críticas com um filme que reaviva em nós a teoria da conspiração americana. O filme conta a história de Roy Miller, um militar encarregue de encontrar os locais da armas de destruição massiva, que foram o pretexto dos EUA para invadir o Iraque. Ao dar de caras com Marty, um agente do CIA, que acredita que o Iraque apenas foi invadido para o governo americano conseguir controlar o petróleo desse país, Miller embarca numa missão, bem ao estilo lobo solitário, para saber que raio se passa. Enquanto isso, Poundsgate que é o conspirador de serviço, tenta levar a sua avante usando informações falsas sobre as armas de destruição massiva fornecidas pelo antigo general iraquiano Al Rawi, nome de código "Magalhães", para atirar areia prós olhos de todos. Nesta difícil tarefa patriótica, Miller conta com a ajuda um iraquiano perneta honesto que apenas quer o seu país livre. Claro que até chegar ao fim da coisa, Miller tem de sobreviver naquele país em guerra, lutar contra forças especiais americanas, militares iraquianos, e aturar o chato do perneta, tudo para encontrar o "Magalhães" que é a peça chave para provar que as armas são uma treta.

O realizador Paul Greengrass, realizador de Bourne Supremacy e Bourne Ultimatum, faz uma boa realização, mostrando em alguns momentos do filme cenas fossem filmadas por um repórter em plena guerra, tornando o filme um pouco mais real.
Já o compositor John Powell não mostrou muito neste filme, em que a banda sonora se calava em algumas cenas para mostrar a realidade da guerra.
Matt Damon (Roy Miller) faz um papel mesmo ao seu estilo, mostrando que em filmes de acção é garantido uma boa actuação da sua parte.

Em suma, um bom filme para desfrutar mas faltou um bocadinho assim para ser um grandioso filme.
A minha classificação:






Curiosidades do filme:

- O iraquiano perneta que usa uma prótese quase consegue fugir a correr dos americanos!
- Com tantos militares americanos e forças especiais atrás de Al Rawi, este vai morrer chumbado pelo iraquiano perneta!!
- Das poucas vezes que aparece alguma coisa portuguesa num filme americano tem se ser sempre para uma porcaria! Dar o nome de código Magalhães a um antigo general de Saddam só visto!!

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Ora bem. Eu sou aquele gajo que prefere gastar dinheiro para ver um filme do que para comer. Também posso não perceber muito de cinema. Mas realização, fotografia, montagem, banda sonora, actores... adoro falar nisso tudo. Seja o filme uma real bodega ou muito bom, gosto de ver para poder dizer...

Aqui vão as minhas preferências:

Top 3 filmes: Die Hard Quadrilogy, Manhunter - Caçada ao Amanhecer e Moulin Rouge

Actores: Bruce Willis, William Petersen, Leonardo DiCaprio, George Clooney, Morgan Freeman e Al Pacino

Actrizes: Jennifer Garner, Sandra Bullock e Ashley Judd

Compositores: Michael Kamen, Danny Elfman e Michael Giacchino

Realizadores: Martin Scorsese, Michael Mann, J.J. Abrams e Christopher Nolan


Interessa é que todos dêem a sua opinião aqui no nosso blog. Ora vejam o exemplo:

Acho que não preciso de dizer mais nada.


domingo, 13 de junho de 2010

Apresentação

Boas a todos os internautas.

Sou novo por os caminhos de falar sobre filmes na net mas acho que com um pouco de esforço, juntando-lhe o gosto que tenho pelo cinema, acho que posso fazer boas críticas sobre eles.
Os meus principais gostos são pela Ficção Cientifica e pelo Terror mas desde que tenha um bom argumento, um bom realizador e bons actores, posso gostar de qualquer tipo de filme.
Uma coisa que normalmente passa ao lado de muita gente, mas que eu também dou imenso valor num filme é a banda sonora! Por isso se o filme assim o merecer também falarei sobre ela.

Fica aqui as minhas escolhas de eleição sobre filmes:

Top 3 filmes: The Matrix Triology, Condenados de Shawshank e Bourne Triology

Actores: Jack Nicholson, Morgan Freeman, Matt Damon e Johnny Deep

Actrizes: Cate Blanchet, Angelina Jolie e Monica Bellucci

Compositores: Hans Zimmer e John Powell

Realizadores: Christopher Nolan, Quentin Tarantino e Steven Spielberg

Boas pipocas a todos!

sábado, 12 de junho de 2010

Aí vamos outra vez!

Aí está lançada a remodelação deste espaço. Já não podíamos pagar o salário ao pipocas... Aceitam-se sugestões e críticas construtivas. Sublinha-se o construtivas...

Agora é continuar.